Educação
26/11/2025
Fósseis de um megamamífero pré-histórico foram encontrados por um morador da zona rural de Parelhas, área integrada ao Seridó Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) confirmaram que o material tem grande relevância para a paleontologia potiguar.
Os fragmentos, fêmur, costela e falange, foram identificados como pertencentes ao Eremotherium laurillardi, uma preguiça-gigante terrestre que viveu no Pleistoceno e podia alcançar 6 metros de comprimento e até 5 toneladas.
A localização do achado foi confirmada pelos pesquisadores Marcos Nascimento (UFRN) e Matheus Silva (Unesp), enquanto a coleta ficou a cargo de especialistas do DinO-LAB e do Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da UFRN.
Segundo o professor doutor Marcos Nascimento, o achado é “extremamente significativa para Parelhas e para o Seridó Geoparque Mundial da UNESCO”.
Os fósseis serão tombados, passarão a integrar o acervo do Geoparque e ficarão expostos ao público, com a descoberta detalhada posteriormente em artigo científico.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas