Cidades
19/11/2025
A Força Aérea Brasileira iniciou em Natal um programa de treinamento para disparos de mísseis de longo alcance com os caças F-39 Gripen.
As atividades, previstas para durar três semanas, começaram após quatro aeronaves deixarem a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, rumo à capital potiguar na última sexta-feira (14).
Os testes marcam uma nova etapa na operação do Gripen, que, apesar de declarado operacional em abril, ainda não tinha autorização para usar o canhão ou os principais mísseis da Força Aérea Brasileira, como o Iris-T e o Meteor, voltados para combates de curto alcance e além do campo de visão.
Os disparos envolvidos nos treinamentos usam armamentos reais contra um drone de alta performance da fabricante italiana Leonardo SpA, capaz de voar em grandes altitudes e velocidade, embora as datas dos testes não tenham sido divulgadas.
A capital potiguar já havia recebido operações do Gripen, como na Cruzex do ano passado, quando um dos caças brasileiros derrubou e também foi derrubado por um F-15 americano em simulação.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas