Segurança Pública
13/11/2025
O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi preso hoje (13) durante uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga um esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões.
Segundo as investigações, o grupo desviou até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Stefanutto já havia sido demitido do cargo em abril, após o escândalo vir a público.
A ação, batizada de Operação Sem Desconto, é realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e cumpre 63 mandados em 15 estados e no Distrito Federal.
Também são alvos o ex-ministro da Previdência Ahmed Mohamad (José Carlos) Oliveira, que usará tornozeleira eletrônica, e os deputados Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) e Edson Araújo (PSB).
Até agora, seis pessoas foram presas.
Em nota, a defesa de Stefanutto afirmou que não teve acesso ao teor da decisão e classificou a prisão como “completamente ilegal”.
Disse ainda que o ex-presidente “segue confiante, diante dos fatos, de que comprovará a inocência dele ao final dos procedimentos relacionados ao caso”.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas