Comissão da Câmara de Natal recomenda cassação da vereadora Brisa Bracchi

Example news
Elpídio Júnior/CMNAT
Vereadora Brisa Bracchi disse que denúncias feitas por colega são tentativa de perseguição política.

Política

14/11/2025

A Comissão Especial Processante da Câmara Municipal de Natal concluiu a análise técnica e apresentou relatório final defendendo a cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT).

O documento, que será votado na segunda-feira (17), segue depois para a Presidência da Casa definir a data do julgamento em plenário.

A investigação apura o uso de recursos de emenda impositiva no evento “Rolé Vermelho: Bolsonaro na Cadeia”, realizado em agosto.

Após quase três meses ouvindo gestores, servidores, artistas, produtores culturais e a própria vereadora, o relator Fúlvio Saulo (Solidariedade) afirmou que o parecer identifica infração político-administrativa, quebra de decoro e violação aos princípios da moralidade e da impessoalidade.

“O parecer é técnico, baseado nas provas, e meu voto foi pela cassação”, declarou o vereador.

Brisa reagiu nas redes sociais e disse que segue firme “ao lado da justiça, da democracia e do apoio popular”.

Em nota, sua defesa afirma que o relatório ignorou “grande parte das alegações” e reforça a tese de perseguição política, ressaltando que a decisão final cabe ao plenário.

“Seguimos de cabeça erguida ao lado da verdade e da justiça”, escreveu a parlamentar.

Leia a nota completa:

Cerca de 24 horas após a entrega das alegações finais da nossa defesa, o relator da Comissão Especial, vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade), emitiu seu parecer a favor da cassação do nosso mandato, ignorando grande parte das alegações apresentadas pela defesa, bem como os depoimentos e outros documentos  presentados, reforçando o processo de perseguição politica.

O documento será votado pelos membros da comissão na segunda-feira (17), às 09h, para posterior votação dos 29 vereadores, que deve ocorrer ainda na próxima semana.

Reafirmamos que a decisão final cabe ao Plenário da Câmara Municipal de Natal, espaço legitimo de manifestação da vontade popular expressa nas urnas.

Nossa defesa é técnica, sólida e consistente, e demonstra de forma clara que não há qualquer prova que sustente um pedido de cassação.

Estamos confiantes na força da verdade, da democracia, da análise isenta do conjunto dos vereadores e do apoio popular que sustenta esse projeto coletivo.

Convocamos todas e todos que acreditam na justiça, na democracia e na defesa do voto popular para seguirem atentos e mobilizados.

Seguimos firmes, de cabeça erguida, ao lado da verdade e da justiça. 

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas