Produção industrial do RN registra maior queda do país em junho, segundo IBGE

Example news
RPCC/Divulgação
PIM Regional produz os indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação.

Economia

08/08/2025

A produção industrial do RN recuou 21,4% em junho de 2025 em comparação com o mesmo mês do ano passado. A taxa negativa dá ao estado a maior queda entre os 18 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional - Produção Física, divulgada hoje.

Conforme o levantamento, o desempenho da atividade industrial do RN foi pressionado pela queda da produção nos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (óleo diesel), que apresentaram uma variação negativa de 34,3% em junho de 2025 frente a junho de 2024.

Por outro lado, todos os outros seguimentos apresentaram variações positivas da mesma taxa. A indústria extrativista cresceu 36,6%, o setor de confecção de artigos do vestuário e acessórios subiu 22,4%. Já o setor de fabricação de produtos alimentícios apresentou uma variação positiva de 5,1% em junho deste ano em comparação com junho passado.

Variação acumulada no ano e em 12 meses

Na variação acumulada em 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior houve a mesma tendência, percentuais positivos nos setores industriais exceto nos de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis, que caíram 27,1%.

Indústrias extrativistas cresceram 12,5%, confecção de artigos do vestuário e acessórios subiu 6,9% e fabricação de produtos alimentícios cresceu 5,9%.

Já a variação acumulada em 12 meses, em relação ao período de anterior de 12 meses, foi positiva apenas para o setor de fabricação de produtos alimentícios e para as indústrias extrativistas, que cresceram 9,1% e 3%, respectivamente.

Os setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis caíram 18,2%, e no setor de confecção queda de 3,7%.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas