Após erro, paciente do HUOL recebe transplante de rim

Example news
Reprodução/Wikipedia
Incidente no transplante foi provocado por uma falha interna do hospital no processo de convocação dos pacientes.

Saúde

26/09/2025

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) informou hoje (26), por meio de nota, que realizou um novo transplante de rim no paciente que deveria ter recebido o órgão na semana passada.

Segundo o HUOL, o procedimento ocorreu na quinta-feira (25) '' sem intercorrências''. O paciente encontra-se em condição estável, em leito de UTI, conforme protocolo usual de acompanhamento.

O hospital também esclareceu que o outro paciente, que havia recebido o transplante anterior por engano, permaneceu sob cuidados no HUOL e recebeu alta hoje (26). Além disso, disse ainda que “se solidariza com a família afetada e reafirma seu compromisso com a transparência, a qualidade da assistência e a segurança dos pacientes”.

Em comunicado, o MS pontuou que o incidente foi provocado por uma falha interna do hospital no processo de convocação dos pacientes que tinam nomes muito parecidos e informou que a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes acompanhará de perto a evolução clínica dos pacientes e todas as providências adotadas pela instituição.

Confira a nota na íntegra:

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN/Ebserh) informa que, nessa quinta-feira (25/09), recebeu a doação de um rim e, após exames de compatibilidade, realizou o transplante no paciente que deveria ter sido contemplado no procedimento anterior e que aguardava convocação em fila. O procedimento ocorreu sem intercorrências. O paciente encontra-se em condição estável, em leito de UTI, conforme protocolo usual de acompanhamento.

O paciente que, havia recebido o transplante anterior permaneceu sob cuidados no HUOL e recebeu alta nesta sexta-feira (26/09). Ele foi recadastrado como prioridade na fila de transplantes, garantindo a continuidade do seu acompanhamento assistencial.

O HUOL novamente se solidariza com a família afetada e reafirma seu compromisso com a transparência, a qualidade da assistência e a segurança dos pacientes — valores que norteiam sua trajetória de referência em transplantes de rim e de córnea desde 1998, com mais de 850 procedimentos realizados.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas