Economia
14/08/2025
Prepare-se. Vai aumentar a chateação.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade do prefixo 0303 para chamadas de alto volume, uma medida que originalmente visava diminuir ligações indesejadas.
Esta decisão foi tomada após diversas entidades, incluindo organizações filantrópicas e empresas, reclamarem que o prefixo levava os consumidores a evitarem atender essas chamadas, estigmatizando-as.
De acordo com a agência, a medida passou a gerar bloqueio e recusa no atendimento de todas as ligações com essa numeração, inclusive as de origem legítima. O Código Não Geográfico (CNG) 0303 agora será facultativo.
Além disso, a Anatel antecipou o prazo para grandes originadores de chamadas aderirem a um sistema de autenticação, que permite o rastreamento do tráfego telefônico para combater fraudes como o spoofing e assegurar um uso mais transparente da rede.
O presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, classificou a decisão como justa e equilibrada, buscando combater chamadas abusivas sem prejudicar serviços legítimos e instituições de caridade.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas