Vereador de Parnamirim perde mandato após fraude à cota de gênero

Example news
Reprodução/Redes Sociais
O vereador Diego Américo de Carvalho teve o mandato cassado nesta quinta-feira.

Política

29/08/2025

A Justiça Eleitoral da 50ª Zona de Parnamirim cassou ontem (28) o mandato do vereador Diego Américo de Carvalho (Democracia Cristã), eleito em 2024.

A juíza Ilná Rosado Motta concluiu que o partido praticou fraude à cota de gênero nas últimas eleições.

Além da perda do mandato, todos os votos do Democracia Cristã foram anulados e haverá nova contagem dos quocientes eleitorais, o que pode alterar cadeiras na Câmara.

A decisão também atingiu Paula Danielly de Souza Barros, Yzabel Sulamita Oliveira Santos e Zenilda Pinheiro de Oliveira Fiori, apontadas como candidatas fictícias.

Elas foram declaradas inelegíveis por oito anos, mas Diego Américo não ficou inelegível por falta de provas de envolvimento direto.

Na sentença, a juíza ressaltou que não basta cumprir os 30% de candidaturas femininas apenas no papel.

“As agremiações partidárias devem se comprometer ativamente com o lançamento de candidaturas femininas juridicamente viáveis, minimamente financiadas e com pretensão efetiva de disputa”, afirmou.

A decisão tem recurso no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE).

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas