Mundo
09/01/2026
O Conselho Europeu, que reúne os chefes de Estado da União Europeia (UE), ratificou hoje (9), em Bruxelas, o aval ao acordo de livre comércio com o Mercosul.
O sinal verde só foi possível após a Itália apoiar o tratado, formando a maioria mínima exigida de 15 países, que representam 65% da população do bloco.
Com a decisão, fica aberto o caminho para a assinatura formal do acordo negociado há 26 anos entre os blocos.
A expectativa é que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se reúna na próxima semana com líderes sul-americanos, possivelmente no Paraguai, que atualmente preside o Mercosul.
A resistência de setores agrícolas europeus foi reduzida após anúncios de reforço no orçamento agrícola da UE e medidas de proteção ao setor.
Ainda assim, a Itália pressionou por ajustes no mecanismo de salvaguarda, que permite ao bloco suspender tarifas reduzidas se importações de produtos sensíveis, como carne bovina, crescerem além do limite previsto no acordo.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas