Um terço das barragens no RN tem alto risco, aponta ANA

Example news
Ascom/Governo do RN
O Açude Calabouço já passou por melhorias. A estrutura foi recuperada pelo Governo do Rio Grande do Norte em abril deste ano.

Cidades

08/07/2025

Um relatório da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) classificou 254 barragens no Rio Grande do Norte com risco alto.

O número representa 34% dos 727 reservatórios cadastrados no estado, segundo o Relatório de Segurança de Barragens (RSB) 2024/2025.

O levantamento analisa conservação e cumprimento de planos de segurança dentro da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

A ANA apontou quatro açudes prioritários: 3 Corações da Serra, Pedra Branca, Algodoão São Miguel e Calabouço, este último já passou por reformas em abril, com investimento de R$ 324 mil.

“A classificação de alto risco reflete, em grande parte, a falta de manutenção adequada por parte dos empreendedores”, informou o Instituto de Gestão das Águas (IGARN), responsável pela fiscalização.

O órgão também explicou que 271 barragens ainda não foram enquadradas na PNSB por falta de dados técnicos, um desafio que se repete em todo o país.

Para tentar resolver o problema, o Governo do Estado está aplicando R$ 18,2 milhões na recuperação de 28 estruturas.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas