Tecnologia
06/10/2025
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveram e patentearam um catalisador sustentável feito a partir da casca de tangerina para a produção de biodiesel.
O pedido, feito em 2020, teve a concessão da patente confirmada na última semana, garantindo aos inventores o direito exclusivo de uso da tecnologia pelos próximos 20 anos.
O catalisador é resultado do trabalho dos pesquisadores Luciene da Silva Santos, José Alberto Batista da Silva, Keverson Gomes de Oliveira e Ramoni Renan Silva de Lima, do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ).
O processo utiliza a casca da tangerina in natura, submetida à carbonização entre 500 °C e 1000 °C, para transformar resíduos em matéria-prima capaz de gerar biodiesel de baixo custo e alto rendimento.
Segundo a coordenadora do grupo, Luciene Santos, o método reduz custos, reaproveita resíduos e permite reutilizar o catalisador em vários ciclos.
“Com os protótipos em escala laboratorial, testados em reações de produção de biodiesel com alto rendimento, o desenvolvimento está na fase de validação experimental e testes de escalabilidade em nível piloto”, afirmou.
A equipe agora trabalha para ampliar o uso da tecnologia em diferentes tipos de óleos vegetais e avaliar sua aplicação em escala industrial.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas