Economia
02/10/2025
O Rio Grande do Norte recebeu 285 mil viagens em 2024, número 10,09% menor que no ano anterior, quando foram 317 mil.
O estado ficou como o segundo menos visitado do Nordeste, superando apenas Sergipe, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A queda foi a quarta maior do país, atrás de Rondônia, Goiás e Rio Grande do Sul.
No ranking nacional, o RN perdeu duas posições e terminou em 17º lugar, sendo destino de apenas 1,4% das viagens no Brasil.
“Os dados contrariam a expectativa de crescimento do turismo em 2024 e mostram um cenário de retração”, afirmou o analista da Pnad, William Kratochwill.
Mesmo com a baixa no número de visitantes, o gasto médio por viagem ao RN ficou em R$ 2.384, o quinto maior do Nordeste.
No total, os turistas desembolsaram R$ 379,8 milhões no estado, quase 9% a menos que em 2023. A permanência média, no entanto, aumentou para 7,3 pernoites.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas