TCU decide inspecionar Banco Central sobre liquidação do Banco Master

Example news
Reprodução
Sede do Banco Master, em São Paulo.

Economia

02/01/2026

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu hoje (2) uma inspeção no Banco Central do Brasil para apurar o processo de liquidação extrajudicial do Banco Master, decretado em novembro.

A informação foi confirmada à CNN pelo presidente do TCU, Vital do Rêgo.

“O processo é uma inspeção no Banco Central a respeito do processo de liquidação do Banco Master, esse é o termo técnico. Depois da nota técnica que o Banco Central mandou para o TCU, hoje inicia-se um processo de inspeção da documentação no Banco Central”, disse o ministro à CNN.

A análise ficará a cargo da área técnica e, ao fim, será encaminhada ao relator do caso, ministro Jhonatan de Jesus.

Em 19 de dezembro, Jhonatan de Jesus pediu que o Banco Central apresentasse os fundamentos técnico-jurídicos da decisão, classificada no despacho como “medida extrema”, com indícios de uma cronologia atípica.

O Banco Central respondeu ao TCU na segunda-feira (29), mas ainda não se manifestou sobre o novo procedimento.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas