Saúde
04/09/2025
O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN) solicitou, em ofício assinado nesta quarta-feira (3), que o Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern) fiscalize as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e maternidades do Município.
O pedido foi encaminhado após denúncias, na imprensa e nas redes sociais, sobre a ausência de profissionais nas escalas desde a mudança de empresas contratadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A SMS reconheceu dificuldades na transição da prestação de serviços, mas disse que os atendimentos estão sendo gradualmente normalizados. Segundo o secretário da pasta, Geraldo Pinho, cerca de 70% dos serviços já funcionam normalmente. Ele acusou a Coopmed e o Sinmed de tentar coagir médicos a não aderirem às novas empresas, o que foi negado pelas entidades.
O Sinmed, por sua vez, atribui a situação à falta de médicos nas empresas contratadas e defende fiscalização oficial para apurar as condições de atendimento.
Em nota, o Hospital Infantil Varela Santiago informou que as cirurgias eletivas ainda não foram retomadas. Doze procedimentos tiveram que ser cancelados nesta quinta-feira (4).
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas