Saúde
13/08/2025
O secretário estadual da saúde, Alexandre Motta, informou ontem (12) que já providenciou a requisição administrativa para abastecer o Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, na Zona Norte de Natal, e reabrir sete leitos de UTI bloqueados por falta de insumos. Medida permite usar bens ou serviços privados em situações de urgência.
“Estamos vivendo uma crise de abastecimento de insumos por lá. Neste final de semana, juntamos as demais unidades que contam com o serviço de pediatria, conseguimos transferir para aquela unidade alguns insumos, mas isso não foi suficiente”, disse Motta.
Segundo ele, “para garantir o abastecimento completo, pleno e a garantia de abertura dos leitos de UTI”, a Sesap recorreu à requisição administrativa junto a empresas fornecedoras, com pagamento imediato para assegurar a entrega dos materiais.
Ainda de acordo com Motta, a crise no hospital — referência estadual em alta complexidade pediátrica e neonatal — já havia levado à transferência de insumos de outras unidades, mas sem resolver a escassez.
O Ministério Público do RN, a Defensoria Pública do Estado e o Conselho Regional de Medicina pediram à 4ª Vara Federal medidas urgentes da Sesap para a regularização da capacidade de atendimento no Hospital Maria Alice Fernandes.
No pedido encaminhado à Justiça Federal, as instituições pedem que o Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Sesap, promova o desbloqueio dos leitos em até 48 horas, com fornecimento integral dos insumos e recursos humanos necessários para funcionamento contínuo e ininterrupto dos 20 leitos de UTI.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas