Cultura
15/01/2026
A potiguar Tânia Maria foi eleita melhor atriz coadjuvante pela Associação de Críticos de Santiago, no Chile, por sua atuação em O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho.
No longa, ambientado no Recife, ela vive Dona Sebastiana, personagem que apoia o protagonista interpretado por Wagner Moura.
O filme também venceu como melhor roteiro, assinado por Kleber Mendonça Filho, e garantiu o prêmio de melhor ator para Wagner Moura.
Para construir Dona Sebastiana, Tânia Maria estudou textos reunidos em quatro apostilas e contou com improviso.
Natural de Cobra, distrito de Parelhas, no interior do Rio Grande do Norte, Tânia Maria tem 78 anos, começou a atuar aos 72 e nunca fez curso de teatro.
Com seis filmes no currículo, ela resume o sonho sem rodeios: “Eu quero o Oscar, mas não quero ser famosa. Eu quero filmar muitos filmes. Mas só filmar”.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas