Cidades
10/07/2025
O secretário de Planejamento de Natal, Vagner Araújo, falou hoje (10) em “encontro de contas” entre a Prefeitura e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) para apurar quem deve a quem.
A declaração veio após a estatal afirmar que, em caso de rompimento do contrato de saneamento, o município teria que pagar uma multa de R$ 500 milhões.
"Quem quebrou o contrato foi a Caern ao não cumprir as metas de cobertura de esgoto", rebateu o secretário, durante entrevista ao Jornal da Mix.
Segundo Araújo, a Caern deixou de investir o previsto em Natal e agora estrutura uma Parceria Público-Privada (PPP) com previsão de leilão para abril de 2026.
O município, por sua vez, avalia sair do contrato e assumir a operação ou realizar uma concessão própria.
“Não dá para a gente ser levado no embalo da Caern sem saber o que está sendo feito”, disse.
As obras prometidas pela estatal também são alvo de crítica.
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Zona Norte, em construção há anos, tem previsão de entrega até o fim deste ano, mas sem data para operar. Já a do Guarapes só deve ficar pronta em 2027.
A renovação contratual com a Caern, feita até 2051, também está sob revisão jurídica, informou Vagner Araújo.
Confira o vídeo da entrevista de Vagner Araújo no Jornal da Mix:
DD.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas