Secretário diz que novo modelo das UPAs será um marco na gestão de Paulinho Freire

Example news
Blog do Diógenes
Geraldo Pinho, secretário municipal de saúde: “As UPAs não serão colocadas à venda. Elas são de Natal e continuarão no município de Natal”.

Política

18/07/2025

O secretário de saúde da Prefeitura de Natal, Geraldo Pinho, disse hoje (18) que as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) não serão privatizadas. 

“As UPAs não serão colocadas à venda. Elas são de Natal e continuarão no município de Natal”, declarou em entrevista no Jornal da Mix.

A Secretaria Municipal de Saúde publicou os editais para escolher Organizações Sociais de Saúde, as chamadas OSS, que vão assumir a gestão das quatro UPAs da capital: Satélite, Esperança, Potengi e Pajuçara. 

A chamada pública deve encerrar no final de agosto, e as empresas selecionadas devem assumir a gestão das unidades em setembro, informou Pinho.

“O que está sendo feito é um chamamento público para que Organizações Sociais de Saúde sem fins lucrativos façam conosco um contrato de cogestão das unidades de saúde. Esse tipo de contrato (com OSS) existe no país todo, em todas as regiões. Aqui no Nordeste, o RN está sendo um dos últimos a aderir”, falou o secretário.

Segundo Geraldo Pinho, a empresa selecionada vai executar as políticas públicas que a gestão municipal vai elaborar. “O que estamos visando é a economia, agilidade e melhoria no atendimento e assistência à população de Natal. Tudo vai ficar estabelecido nos termos de referência de cada contrato”, acrescentou.

O secretário informou ainda que o município gastará cerca de R$ 9,5 milhões mensais com as quatro UPAs. “É o mesmo gasto realizado hoje”, disse.

Geraldo Pinho comentou a ação popular na Justiça promovida pela deputada Natália Bonavides e o vereador Daniel Valença, ambos do PT, contra a implantação do novo modelo.

“Na Bahia, estado governado pelo PT, as OSSs são bastante utilizadas, são mais de 60. Esse tipo de contrato também existe em Fortaleza, administrado pelo PT, e em Recife, cujo prefeito é João Campos, do PSB. Sinceramente, eu não esperava algo diferente. Agora, isso é contraditório porque o modelo é um case de sucesso nas gestões do PT”, disse Pinho.

O secretário municipal de saúde disse que a mudança nas UPAs de Natal será um marco na gestão do prefeito Paulinho Freire (União Brasil). A OSS também pode ser utilizada na futura administração do hospital metropolitano, ainda em construção.

Confira o vídeo da entrevista de Geraldo Pinho no Jornal da Mix:

DD.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas