Cidades
16/01/2026
O município de Caicó, principal cidade do Seridó potiguar, teve a situação de emergência reconhecida pelo governo federal.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, em razão da seca prolongada, mais severa que a estiagem.
Com a Portaria nº 120 do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a prefeitura passa a poder solicitar recursos federais.
O apoio pode financiar ações de socorro e assistência humanitária, como cestas básicas, água mineral, kits de higiene, dormitórios e alimentação para equipes de apoio.
Além de Caicó, outras seis cidades tiveram reconhecimento federal por desastres.
No Nordeste, Itapajé (CE), Quixabá (PB) e Quixeramobim (CE) enfrentam estiagem ou seca, enquanto Matipó (MG), Nova Palma (RS) e Novo Barreiro (RS) lidam com danos causados por chuvas intensas.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas