Saúde
04/09/2025
Os atendimentos nas unidades de saúde de Natal seguem com falhas nas escalas de médicos em meio ao impasse judicial entre empresas e a Cooperativa Médica (Coopmed).
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, disse à TN que a previsão é de normalização até o fim da próxima semana. Ele garantiu que “70% dos serviços voltaram ao normal” e anunciou o retorno das cirurgias no Hospital Infantil Varela Santiago.
A troca para duas novas empresas contratadas de forma emergencial, Justiz Terceirização e Proseg Consultoria, trouxe transtornos para pacientes em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Enquanto a Coopmed cobra da prefeitura pagamentos atrasados referentes a cinco meses de 2025, a Secretaria de Saúde afirma ter repassado R$ 90 milhões só este ano.
O caso foi parar no Ministério Público e no Conselho Regional de Medicina (Cremern), após denúncias da gestão contra a cooperativa e o sindicato dos médicos por suposta “chantagem” e “coação”.
As entidades negam qualquer pressão sobre os profissionais.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas