Economia
27/11/2025
As vendas de bares e restaurantes no Rio Grande do Norte subiram 1,9% em outubro na comparação com setembro, desempenho que colocou o Estado na terceira posição do país, segundo o Índice Abrasel-Stone da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
No cenário nacional, o aumento foi de 1,6%, mas o setor ainda registrou retração de 1,9% em relação ao mesmo período de 2024.
Entre os 24 estados monitorados, apenas sete tiveram avanço anual, com liderança da Paraíba (2,9%) e Sergipe (2,7%).
O diretor de Gestão da Abrasel no Rio Grande do Norte (Abrasel), Marcelo Bavelloni, atribuiu o resultado ao recuo da taxa de desemprego, que fechou o terceiro trimestre em 5,6% conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já estados como Roraima, Pernambuco e Amazonas puxaram a lista das maiores quedas.
A Pesquisa de Conjuntura Econômica da Abrasel também apontou melhora no humor do setor.
Em outubro, apenas 20% dos estabelecimentos operaram no prejuízo, após setembro marcar o pior índice do ano com 27%.
Além disso, 40% dos negócios registraram lucro, sete pontos percentuais acima do mês anterior.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas