Cidades
13/11/2025
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Sape) vai se reunir na próxima semana com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para definir as ações de combate à bactéria Xanthomonas campestris pv. viticola, conhecida como Cancro-Bacteriano da videira.
O Mapa reconheceu oficialmente a presença da praga no estado por meio da portaria nº 1.443, publicada no Diário Oficial da União.
Segundo o secretário Guilherme Saldanha, a produção de uvas no RN ainda é recente e restrita a cerca de 50 hectares em dez propriedades rurais. “Estamos discutindo com o Mapa qual medida nós vamos adotar em conjunto. Na próxima semana teremos uma reunião para, depois disso, tomarmos uma decisão”, afirmou à Tribuna do Norte.
As possibilidades incluem a erradicação dos pomares ou o reconhecimento oficial da praga com monitoramento rigoroso.
A Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN (Faern) informou que acompanha o caso e reforçou que a doença é controlável.
Em nota, a entidade orientou os produtores a adquirirem mudas com Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), higienizar ferramentas e comunicar qualquer suspeita ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn).
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas