Rio Grande do Norte atinge 1 milhão de litros de leite por dia

Example news
Ascom/Fiern
Rio Grande do Norte alcançou, em 2025, a produção inédita de 1 milhão de litros de leite por dia.

Economia

17/02/2026

O Rio Grande do Norte alcançou, em 2025, a marca inédita de 1 milhão de litros de leite por dia.

O estado conta com 43 indústrias de laticínios inspecionadas, que geram quase 800 empregos diretos, segundo o Atlas da Indústria Potiguar do Observatório da Indústria Mais RN, da Federação das Indústrias do RN (FIERN).

O avanço é atribuído a investimentos, ampliação de parques fabris e modernização no campo, com ordenha mecânica, tanques de resfriamento, melhoramento genético e sistemas como o “compost barn”.

“Nos últimos 10 anos, a indústria láctea no Rio Grande do Norte tem acompanhado as tendências nacionais, movimentando-se em direção às tecnologias, automação e buscando mais competitividade”, afirma o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do RN (SINDLEITE), Túlio Veras.

Entre 2020 e 2024, o valor da produção saltou de R$ 538 milhões para R$ 981 milhões, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O setor aponta desafios como custo de energia, importações do Mercosul e estiagens, e defende políticas estruturantes para ampliar competitividade e garantir estabilidade à cadeia produtiva.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas