Cidades
09/01/2026
As reservas hídricas superficiais do Rio Grande do Norte estão com 37,53% da capacidade total, segundo o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN).
O volume armazenado soma 1,98 bilhão de metros cúbicos em 69 reservatórios monitorados, em um cenário típico do período seco.
Entre os principais mananciais, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 44,61% da capacidade, Santa Cruz do Apodi com 54,90%, Umari com 52,30% e Poço Branco com 53,39%.
Já a barragem de Oiticica opera em nível mais baixo, com 14,83% do volume total.
O relatório aponta 20 reservatórios em situação crítica, abaixo de 10%, incluindo Itans, Passagem das Traíras e Boqueirão de Parelhas.
Mesmo com alguns açudes acima da metade da capacidade, o IGARN reforça a necessidade de uso responsável da água e monitoramento contínuo, com prioridade para o abastecimento humano.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas