PT aciona MPF após apologia ao nazismo em formatura

Example news
Reprodução/Blog Ismael Sousa
Adolescente compareceu à festa com uniforme de um soldado da Alemanha Nazista.

Cidades

13/01/2026

O Partido dos Trabalhadores (PT), por meio dos mandatos da vereadora Plúvia Oliveira e da deputada estadual Isolda Dantas, acionou o Ministério Público Federal (MPF) para apurar apologia ao nazismo em um baile de formatura de Medicina da Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança de Mossoró (FACENE).

A representação foi protocolada ontem (12), dois dias após o evento, e também é assinada pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O caso envolve um adolescente que usou uniforme nazista e fez saudação do regime ao posar para fotos, o que configura crime no Brasil.

Movimentos sociais, professores e outros partidos pedem investigação, identificação dos envolvidos e responsabilização, para evitar a naturalização desse tipo de prática.

A FACENE repudiou o episódio, classificou a manifestação como “repugnante” e afirmou que o evento não teve caráter oficial.

*Com informações do De Fato.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas