Economia
05/02/2026
O Procon Natal registrou 154 reclamações sobre o faturamento da geração distribuída em cerca de quatro meses, sendo 85 entre outubro e dezembro de 2025 e 69 de janeiro até 3 de fevereiro de 2026.
As queixas envolvem aumentos nas contas, compensação de créditos e pouca clareza nas faturas, em meio a ajustes no sistema da Neoenergia Cosern.
Após mediação do órgão, a concessionária suspendeu cobranças e ressarciu valores pagos indevidamente.
“Essa suspensão ocorreu depois que o Procon atuou junto à fiscalização, com várias reuniões com a própria Neoenergia. A Cosern suspendeu a cobrança dessas faturas e os consumidores que já haviam pago com a cobrança do ICMS tiveram o valor ressarcido em dobro”, afirmou a diretora do Procon Natal, Dina Pérez, à Tribuna do Norte.
A Neoenergia Cosern informou que atua conforme a Lei nº 14.300, o Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída (MMGD), e regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Como plano de ação, técnicos passam a atender consumidores de energia solar no Procon duas vezes por semana, além do reforço de atendimento presencial e remoto.
“O que os clientes estão reclamando mais é que as faturas não estão vindo com tanta transparência como deveria”, disse Dina Pérez, com expectativa de correções a partir do próximo mês.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas