Prefeitura diz que uso da área do Parque das Dunas deve seguir plano de manejo

Example news
Assecom/ALRN
Tiago Mesquita reforçou que não se trata de um novo levantamento, mas da análise do mesmo estudo que fundamentou o zoneamento original.

Cidades

02/12/2025

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, afirmou que qualquer intervenção na área do Parque das Dunas voltada para a Avenida Engenheiro Roberto Freire só poderá avançar se estiver de acordo com o plano de manejo da unidade.

Segundo ele, o município não pode propor projetos fora das regras ambientais. “O plano de manejo [...] é a regra máxima que deve ser utilizada para que você possa desenvolver um projeto ali”, disse.

Mesquita explicou que a prefeitura está reavaliando o estudo técnico feito em 2016 por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), usado para definir o zoneamento original.

O objetivo é orientar a discussão sobre a área frontal do parque, que teve o plano de manejo atualizado em 2025.

Ele lembrou que o município já tem recursos para o Parque Linear e precisa atender às exigências do Exército Brasileiro, responsável por parte do terreno. “A nossa intenção é construir um parque completamente coerente com o plano de manejo”, afirmou.

Na audiência, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) reforçou que o plano de manejo é o documento que ordena todo o uso do Parque das Dunas.

O novo texto ampliou para 16 hectares a área destinada ao uso público, concentrada entre a Comjol e a antiga UnP, como recomendou o Conselho Gestor.

O órgão destacou que o trecho entre a antiga universidade e o Praia Shopping tem vegetação mais sensível e não deve receber visitação ampla.

Também será necessária nova negociação com o Exército para ajustar o perímetro da área cedida.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas