Segurança Pública
03/12/2025
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou hoje (3) a “Operação GH-404”, para desmontar um esquema de desvio de somatropina, hormônio de crescimento humano sintético controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A investigação conduzida pelo Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro começou após a Secretaria de Estado da Saúde Pública apontar falhas no estoque e dispensações não reconhecidas por pacientes.
Durante o cumprimento das medidas judiciais, foram apreendidos documentos, celulares, computadores e extratos bancários.
A decisão também afastou servidores da Unidade Central de Agentes Terapêuticos para garantir a continuidade da apuração.
A operação contou com apoio da Secretaria de Saúde, da própria Unicat e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais.
Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que a ação é resultado de comunicação feita pelas próprias instituições à Polícia Civil.
A pasta informou que os atendimentos foram suspensos pela manhã, com previsão de retorno à tarde, e reforçou o compromisso de resguardar os recursos públicos e a saúde da população.
Leia a nota da Sesap da íntegra:
As gestões da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) esclarecem que a operação realizada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (3) é fruto de uma comunicação realizada pelas próprias instituições às autoridades policiais, com o objetivo de investigar suspeitas encontradas a partir de apurações internas.
A gestão coopera com toda a apuração e cumprimento das medidas judiciais de busca e apreensão e afastamento dos servidores investigados, tendo que suspender os atendimentos à população durante o período da manhã em virtude da operação policial, com a perspectiva de retorno do expediente à tarde.
Sesap e Unicat reforçam o compromisso em zelar pelos recursos públicos e pela saúde da população potiguar, sem compactuar com desvios de qualquer finalidade por parte de qualquer servidor.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas