Polícia Civil investiga desvio de hormônio controlado na rede pública do RN

Example news
Alex Régis
Servidores da Unidade Central de Agentes Terapêuticos foram afastados.

Segurança Pública

03/12/2025

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou hoje (3) a “Operação GH-404”, para desmontar um esquema de desvio de somatropina, hormônio de crescimento humano sintético controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A investigação conduzida pelo Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro começou após a Secretaria de Estado da Saúde Pública apontar falhas no estoque e dispensações não reconhecidas por pacientes.

Durante o cumprimento das medidas judiciais, foram apreendidos documentos, celulares, computadores e extratos bancários.

A decisão também afastou servidores da Unidade Central de Agentes Terapêuticos para garantir a continuidade da apuração.

A operação contou com apoio da Secretaria de Saúde, da própria Unicat e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais.

Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que a ação é resultado de comunicação feita pelas próprias instituições à Polícia Civil.

A pasta informou que os atendimentos foram suspensos pela manhã, com previsão de retorno à tarde, e reforçou o compromisso de resguardar os recursos públicos e a saúde da população.

Leia a nota da Sesap da íntegra:

As gestões da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) esclarecem que a operação realizada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (3) é fruto de uma comunicação realizada pelas próprias instituições às autoridades policiais, com o objetivo de investigar suspeitas encontradas a partir de apurações internas.

A gestão coopera com toda a apuração e cumprimento das medidas judiciais de busca e apreensão e afastamento dos servidores investigados, tendo que suspender os atendimentos à população durante o período da manhã em virtude da operação policial, com a perspectiva de retorno do expediente à tarde.

Sesap e Unicat reforçam o compromisso em zelar pelos recursos públicos e pela saúde da população potiguar, sem compactuar com desvios de qualquer finalidade por parte de qualquer servidor.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas