Planos de saúde voltam à mira da Câmara por negar atendimento a autistas

Example news
Verônica Macedo/CMNAT
Vereador Kleber Fernandes, presidente da CEI, reforça a importância da presença dos planos de saúde.

Política

05/08/2025

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Natal volta a se reunir amanhã (6), às 14h30, para cobrar explicações das operadoras Unimed, Hapvida e Humanas.

Elas foram convocadas novamente após ignorarem o primeiro chamado, feito no semestre passado, sobre denúncias de negativas de atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A ausência anterior das empresas irritou vereadores, entidades e famílias, que classificaram o gesto como falta de respeito.

“Este é um momento de transparência. Os planos de saúde precisam se posicionar diante de denúncias graves”, disse o vereador Kleber Fernandes (Republicanos), presidente da CEI e da Comissão de Defesa do Consumidor.

Além da negativa de terapias, a CEI apura também descredenciamento de clínicas, demora nas autorizações e cláusulas obscuras nos contratos.

O relatório final pode pedir punições administrativas e judiciais contra as operadoras que desrespeitem os direitos dos consumidores.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas