Economia
30/09/2025
O Banco Central anunciou hoje (30) que os usuários do Pix terão acesso, a partir de amanhã (1º), ao chamado “botão de contestação”.
A ferramenta, ligada ao Mecanismo Especial de Devolução (MED), poderá ser usada nos casos de fraude, golpe e coerção diretamente no aplicativo da instituição financeira.
Segundo o BC, ao acionar o recurso, a informação é repassada de forma imediata ao banco do golpista, que deverá bloquear os valores, total ou parcialmente, se ainda houver saldo.
Em seguida, as instituições terão até sete dias para analisar o pedido, e a devolução poderá ser feita em até onze dias após a contestação.
O órgão reforça que a medida não vale para erros de digitação, arrependimento do usuário ou desacordos comerciais.
“Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima”, explicou Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas