PF apura obras falsas no RN em esquema bilionário de emendas

Example news
Reprodução/GloboNews
Asfalto com espessura menor que caneta foi registrado no município de Brejinho.

Brasil

19/01/2026

O Rio Grande do Norte aparece no centro das investigações da Polícia Federal sobre desvios de emendas parlamentares, com obras suspeitas e prejuízo estimado em R$ 18 milhões no RN e no Ceará.

As informações são do Fantástico, que revelou que fraudes atingiram contratos de pavimentação ligados ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Segundo a reportagem, empresas investigadas mudaram de nome e usaram fotos falsas para simular obras no RN e em outros estados do Nordeste.

A apuração integra a Operação Fake Road, que identificou indícios de superfaturamento, serviços mal executados e repasses financeiros a familiares de parlamentares.

O caso se conecta à Operação Overclean, que já está na 9ª fase e mira o uso de emendas do antigo orçamento secreto, mecanismo proibido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por falta de transparência.

A Polícia Federal tenta abrir a caixa-preta do esquema, que pode ter movimentado R$ 1,4 bilhão em quatro anos, conforme mostrou o Fantástico.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas