Política
28/08/2025
A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da Blindagem está no forno da Câmara dos Deputados.
Por enquanto, há discordância em alguns pontos, mas a matéria deve ir a votação porque interessa políticos de quase todas as legendas, incluindo as de oposição.
A PEC da Blindagem prevê que apenas o próprio Congresso Nacional pode autorizar a abertura de investigação sobre parlamentares.
Pelo que vazou para imprensa (ainda não há um texto apresentado pelos autores da proposta), os deputados estão propondo a exigência de autorização prévia da Câmara ou do Senado para que um inquérito ou qualquer investigação contra parlamentares seja aberto e para o recebimento de denúncia pela Justiça.
Outro ponto: a condenação criminal de deputados e senadores só será permitida com voto favorável de dois terços dos votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Além disto, novos requisitos para a prisão preventiva ou para a aplicação de medidas cautelares, que, além do aval de dois terços do STF, terão de ser submetidos à deliberação do Congresso.
Ou seja, será muito difícil abrir inquérito e processar parlamentares. Será um “liberou geral”.
Tem um efeito colateral nessa história: com tanta blindagem no parlamento brasileiro, o crime organizado poderá investir muito dinheiro nas eleições 2026 para eleger bancadas “amigas” na Câmara e no Senado. A conferir.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas