Política
30/09/2025
Mal se recuperou do desgaste provocado pela PEC da Blindagem, o Congresso já se debruça sobre o aumento do fundo eleitoral para 2026.
A ideia é aplicar pelo menos a correção da inflação sobre os R$ 4,9 bilhões do “fundão” que vigorou na eleição passada.
O projeto está na Comissão Mista de Orçamento.
Por falar em CMO, o deputado paraibano Gervásio Maia (PSB), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias, rejeitou uma emenda que ampliava o Fundo Partidário, que destina verbas para gatos cotidianos das legendas.
O parlamentar argumentou que a medida contraria um regime fiscal sustentável, exigido no arcabouço fiscal aprovado nos primeiros meses do governo Lula.
A LDO pode ser votada nesta semana.
Os defensores da ampliação do Fundo Partidário farão nova tentativa na votação da Lei Orçamentária Anual, em dezembro.
Não se espante com o aumento de valores para os dois fundos - o partidário e o eleitoral.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas