Cidades
13/01/2026
As regiões Oeste e Seridó concentraram as maiores incidências de raios no Rio Grande do Norte em 2025, com 43.832 descargas registradas no estado.
Mossoró liderou o ranking, com 3.120 raios, seguida por Upanema (3.091) e Santana do Matos (2.195), segundo levantamento da Neoenergia Cosern com dados da Plataforma Climatempo.
Apesar dos números, o volume total caiu 55% em relação a 2024, reflexo de um ano com menos chuvas.
A distribuidora explica que a ocorrência de raios está ligada às condições meteorológicas, já que precipitações costumam vir acompanhadas de trovões e relâmpagos.
“Nós nos preocupamos com as condições meteorológicas, pois elas impactam diretamente na distribuição de energia. Somente de 2023 para 2025, ampliamos a instalação de para-raios em 64% em todas as regiões do estado como uma forma de ampliar a qualidade da energia distribuída, bem como a segurança da operação”, afirmou Antonio Carlos Queiroz, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas