Número de professores temporários cresce 1.000% no Rio Grande do Norte

Example news
José Cruz/Agência Brasil
Perspectiva é convocar professores aprovados no concurso feito recentemente pelo Estado até o final deste ano.

Educação

10/09/2025

O número de professores temporários no Rio Grande do Norte aumentou 1.000%, passando de 548 em 2018 para 6.094 atualmente, segundo dados do Sistema Integrado de Gestão de Educação (Sigeduc). Ao todo, a rede estadual conta com 29.224 professores.

De acordo com o secretário de Administração, Pedro Lopes, o crescimento é atribuído à falta de concursos públicos e deve ser reduzido com a convocação dos aprovados no certame recente, cujo resultado será divulgado no dia 15 deste mês

Já a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (Sinsp), Janeayre Souto, criticou a prática de substituir professores efetivos por temporários, o que, para ela, gera aumento de gastos e fragiliza a educação. Além disso, defende contratações temporárias apenas para licenças ou afastamentos pontuais.

Quanto aos problemas mencionados, o governo informou que iniciará a convocação dos aprovados no concurso vigente até o final do ano e avaliará a possibilidade de ampliar as chamadas além do edital.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas