Economia
27/11/2025
O comércio varejista deve movimentar R$ 84,9 bilhões neste Natal, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
O estudo mostra que 76% dos consumidores pretendem comprar presentes, somando 124,3 milhões de pessoas, com média de quatro itens por comprador e gasto médio de R$ 174, valor maior que o registrado em 2023.
Os filhos aparecem como os mais lembrados para presentear, com 58% das intenções, seguidos por mães, cônjuges e pais.
Roupas lideram a lista de produtos mais procurados, mas experiências como viagens e jantares ganham espaço entre 43% dos entrevistados.
Para José César da Costa, presidente da CNDL, o período reforça “a sua inegável importância” para o varejo e exige planejamento financeiro dos consumidores.
A pesquisa aponta ainda que 75% devem comprar presencialmente, enquanto 58% farão ao menos uma compra online.
O Pix surge como principal forma de pagamento, escolhido por 54% dos entrevistados, seguido pelo cartão de crédito parcelado e débito.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas