Política
03/12/2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que “muita coisa boa resultará desta parceria recém-formada!” após conversar por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Trump disse que os dois trataram de comércio e sanções, referência às medidas impostas por Washington ao Judiciário brasileiro por causa do processo criminal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Mais cedo, o Palácio do Planalto informou que Lula pediu agilidade nas negociações para retirar a sobretaxa de 40% que ainda atinge parte dos produtos brasileiros.
Mesmo com a Casa Branca tendo excluído 238 itens da lista, 22% das exportações seguem tarifadas.
A Presidência descreveu a conversa, que durou 40 minutos, como “muito produtiva”.
O governo brasileiro tenta avançar para reduzir o impacto das tarifas sobre produtos industriais, que enfrentam mais barreiras para acessar outros mercados.
Lula e Trump também discutiram cooperação contra o crime organizado e mantiveram temas adicionais na pauta, como big techs, terras raras e o Regime Especial de Tributação para Serviços de Data Center (Redata).
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas