Economia
02/10/2025
O Ministério Público do Estado (MP) entrou com recurso no Tribunal de Justiça (TJ) para tentar reverter a decisão da 4ª Vara da Fazenda Pública que negou liminar em ação contra o Estado e o Instituto de Previdência do RN (IPERN).
A ação cobra a criação de um Plano de Reequilíbrio Financeiro e Atuarial para salvar o Fundo Previdenciário (Funfirn).
Segundo o MP, a omissão do governo e do IPERN ameaça a saúde do Regime Próprio de Previdência (RPPS) dos servidores, já com déficit de R$ 54,3 bilhões, conforme o Tribunal de Contas (TCE).
O próprio presidente do IPERN admitiu que o rombo mensal supera R$ 150 milhões e que mais da metade da folha do Estado é composta por inativos.
O Ministério Público pede que o Estado apresente o plano em 60 dias, incluindo previsão orçamentária, venda de imóveis e envio de dados à Secretaria da Previdência (SPREV).
O recurso alerta para o risco de colapso nos pagamentos a aposentados e pensionistas caso nada seja feito.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas