Justiça
13/08/2025
O plenário do Supremo Tribunal Federal elegeu hoje (13) o ministro Edson Fachin para presidir a Corte e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2025-2027.
Na mesma eleição, o colegiado escolheu o ministro Alexandre de Moraes para assumir a vice-presidência do tribunal. A posse ocorrerá no dia 29 de setembro.
De acordo com o Regimento Interno do STF, o plenário deve eleger os novos dirigentes na segunda sessão ordinária do mês anterior ao do final do mandato do atual presidente.
A votação seguiu a tradição de eleger o ministro há mais tempo no STF que ainda não tenha ocupado a Presidência.
Em nome do tribunal, o presidente, ministro Luís Roberto Barroso, cumprimentou o presidente eleito.
“Considero, pessoalmente e institucionalmente, que é uma sorte do país poder, nesta conjuntura, ter uma pessoa com a qualidade moral e intelectual de Vossa Excelência conduzindo o Tribunal”, disse.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas