Justiça
27/08/2025
O Ministério Público estadual (MP) pediu à Justiça uma audiência para tratar do abastecimento de medicamentos e insumos em hospitais do Estado.
O pedido foi feito pela 47ª Promotoria de Justiça de Natal e cita unidades como o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o Hospital Maria Alice Fernandes, o Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), o Hospital Giselda Trigueiro, o Hospital Geral Dr. João Machado e o Hemonorte.
Segundo o MP, o processo tramita na 5ª Vara da Fazenda Pública e envolve a intimação dos secretários estaduais da Saúde, Alexandre Motta, e da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, além do diretor da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), Ralfo Cavalcanti Medeiros, e gestores das principais unidades de saúde.
A Promotoria aponta que, no primeiro semestre de 2025, houve “um decréscimo de 67,90% nas despesas liquidadas e de 68,14% nas despesas pagas em comparação com o primeiro semestre de 2024”.
O órgão afirma que a queda se deve ao contingenciamento da Secretaria da Fazenda, que teria gerado déficit de mais de R$ 141 milhões no Fundo Estadual de Saúde.
O MP também cita dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), do Ministério da Saúde, que colocam o Rio Grande do Norte na penúltima posição entre os estados brasileiros em gastos próprios com saúde e na última entre os nordestinos.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas