Saúde
26/09/2025
O Ministério da Saúde determinou atendimento prioritário integral para os pacientes envolvidos no caso de erro de transplante ocorrido no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). A medida inclui acompanhamento clínico, psicológico e fornecimento de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Tanto o paciente que recebeu o rim por engano quanto aquele originalmente indicado para o transplante foram incluídos como prioridade na lista nacional de transplantes. Assim, caso haja disponibilidade de órgão compatível, ambos serão atendidos antes dos demais, buscando reduzir os impactos físicos e emocionais decorrentes do incidente.
Em nota, o Ministério destacou que o episódio foi causado por falha interna no processo de convocação dos pacientes no hospital. A pasta informou ainda que a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes acompanhará de perto a situação clínica dos envolvidos, assim como as medidas adotadas pela instituição para evitar novos casos semelhantes.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas