Justiça
26/08/2025
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator da investigação sobre descontos ilegais em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A Polícia Federal estima que R$ 6,3 bilhões foram retirados de beneficiários entre 2019 e 2024, em mensalidades associativas não autorizadas.
O caso nasceu na Operação Sem Desconto, deflagrada em abril, e subiu ao Supremo após a descoberta de um deputado federal suspeito no esquema.
Com foro privilegiado, a apuração precisou ser redistribuída após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que contestou a relatoria inicial do ministro Dias Toffoli.
A decisão coube ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que definiu Mendonça como responsável pelo inquérito.
Enquanto isso, parte dos valores descontados irregularmente já começou a ser devolvida aos aposentados e pensionistas desde o mês passado.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas