Marinho diz que “pejotização” fez Previdência e FGTS perderem R$ 106 bilhões

Example news
Agência Brasil
Declaração foi feita pelo ministro Luiz Marinho durante audiência pública no STF.

Economia

06/10/2025

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou nesta segunda-feira (6) que a Previdência Social, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o Sistema S deixaram de arrecadar R$ 106 bilhões entre 2022 e 2025 por causa da “pejotização”.

A declaração foi feita durante audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF), que discute a legalidade da contratação de trabalhadores como pessoa jurídica (PJ) em substituição ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“O contrato de pessoa jurídica existe desde que o mundo é mundo. O que está em discussão é a fraude trabalhista travestida de pessoa jurídica”, afirmou o ministro.

Marinho criticou o avanço dessa modalidade de contratação e alertou para os impactos nas contas públicas. “Nós queremos aumentar ainda mais o buraco do déficit da Previdência? Esse é o debate?”, questionou.

Segundo ele, a CLT deve ser aplicada sempre que houver subordinação e vínculo empregatício, independentemente da função ou salário.

O processo que definirá as regras para contratações via PJ tem repercussão geral e será seguido por toda a Justiça.

A ação é relatada pelo ministro Gilmar Mendes, enquanto outro julgamento sobre vínculos de trabalhadores de aplicativos, sob relatoria de Edson Fachin, deve ocorrer em novembro.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas