Economia
15/05/2025
Você já acertou as contas com o Leão do imposto de renda? Não?
Então você faz parte do grupo de quase metade dos contribuintes potiguares que ainda não declararam o Imposto de Renda Pessoa Física 2025.
A duas semanas do fim do prazo para entrega da declaração, que se encerra em 30 de maio, mais de 200 mil potiguares ainda não acertaram as contas com o Leão.
De acordo com dados da Receita Federal atualizados até as 22h da terça-feira (14), 253.761 declarações foram enviadas no Rio Grande do Norte, o que representa cerca de 54% do total esperado.
A expectativa do Fisco é receber 469.194 declarações no estado — ou seja, 215.433 ainda estão pendentes.
Segundo o contador Gustavo Vieira, diretor da Rui Cadete, quem não entregar a declaração no prazo estará sujeito à multa mínima de R$165,74 ou 1% ao mês sobre o imposto devido, limitada a 20% do valor total.
“Entramos na reta final, e o ideal é que o contribuinte aproveite esse tempo para organizar os documentos com calma e atenção”, orienta. “Deixar para a última hora é um erro comum que pode gerar consequências”, complementa.
O governo federal estima que 57% das declarações deste ano — o equivalente a 46,2 milhões — sejam enviadas por meio do modelo pré-preenchido, o que representaria um recorde de adesão.
Para o especialista da Rui Cadete, a ferramenta pode, de fato, facilitar o processo para muitos contribuintes, mas exige atenção redobrada.
“A pressa aumenta o risco de erros e omissões, ainda mais em se tratando da declaração pré-preenchida. Embora ela torne o processo mais ágil, é importante lembrar que o contribuinte continua responsável por revisar cada informação antes do envio, pois qualquer inconsistência pode gerar pendências com a Receita Federal. Por isso, foi implementado um mecanismo de conferência obrigatória”, explica.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas