Política
30/09/2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o projeto aprovado pelo Congresso Nacional que alterava a Lei da Ficha Limpa e diminuía o tempo de inelegibilidade.
O texto previa que o prazo de oito anos passaria a contar a partir da cassação e não mais do fim do mandato, o que encurtaria o período de afastamento de parlamentares, governadores, prefeitos e vices.
Além disso, Lula também barrou dispositivos que davam efeito imediato e retroativo às novas regras, o que poderia beneficiar condenados em casos já julgados.
A decisão foi publicada hoje (30) no Diário Oficial da União.
O veto ainda será analisado pelo Congresso Nacional, que pode mantê-lo ou derrubá-lo.
O projeto havia sido aprovado no Senado por 50 votos a 24, com direito a manifestação do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que deixou a cadeira para votar a favor.
Segundo ele, “a inelegibilidade não pode ser eterna. Está no texto da lei oito anos, não pode ser nove nem vinte”.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas