Economia
26/11/2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje (26) a lei que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil mensais a partir de janeiro.
A mudança, aprovada por unanimidade pelo Congresso, deve alcançar mais de 15 milhões de brasileiros, sendo que 10 milhões ficarão totalmente livres do tributo e 5 milhões terão desconto na cobrança.
Durante a cerimônia, Lula reforçou o discurso de combate à desigualdade e afirmou que “a economia cresce por conta do consumo que a sociedade pode ter”.
O presidente voltou a defender que “muito dinheiro na mão de poucos significa miséria, mas pouco dinheiro na mão de muitos significa distribuição de riqueza”, citando que a nova política busca estimular o mercado interno sem prejudicar quem está no topo da pirâmide.
A lei não corrige a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física, que segue com defasagem acumulada desde 1996, mas cria uma alíquota extra progressiva de até 10% para quem recebe mais de R$ 600 mil ao ano.
Também estabelece taxação de 10% sobre lucros e dividendos enviados ao exterior.
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a proposta é “neutra do ponto de vista fiscal”, já que a compensação virá do “andar de cima”, permitindo que a isenção impacte a declaração do IR de 2027, referente a 2026.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas