Lula quer 2 de Julho como Dia Nacional da Independência Real

Example news
Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula participa da comemorações de 2 de julho na Bahia.

Brasil

02/07/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei para instituir o dia 2 de julho como o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil.

A data celebra a expulsão definitiva das tropas portuguesas da Bahia, em 1823, um ano após o famoso grito de D. Pedro I às margens do Ipiranga.

“É verdade que Dom Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, disse Lula em vídeo nas redes sociais, ao lado de políticos baianos como Rui Costa e Jacques Wagner, ambos do Partido dos Trabalhadores.

Lula embarcou ontem (1º) para Salvador, onde participa das comemorações e depois segue direto para Buenos Aires, onde ocorre a Cúpula do Mercosul.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas