Brasil
04/09/2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança hoje (4), no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG), o programa “Gás do Povo”.
A iniciativa amplia o Auxílio Gás e promete gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) para famílias do Cadastro Único com renda de até meio salário mínimo.
A previsão é beneficiar 15,5 milhões de famílias e gerar gasto de R$ 5 bilhões em 2026.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o plano é tornar a distribuição “desburocratizada e simplificada”, com acesso em 58 mil postos de revenda no país. “Nós vamos deixar o Auxílio Gás que hoje contempla apenas 5,4 milhões de famílias, para distribuir de forma desburocratizada e simplificada nos 58 mil postos de revenda no Brasil afora”, disse em entrevista ao Voz do Brasil.
O governo também estuda retomar o uso das “gaiolas” para facilitar a entrega.
Os beneficiários poderão retirar o botijão usando o cartão da Caixa Econômica Federal, o Bolsa Família, vale em lotéricas ou pelo aplicativo da Caixa.
O programa deve começar a operar em novembro e chegará ao Congresso como Medida Provisória.
Em Brasília, a proposta é vista como vitrine política no fim do mandato, ao lado da ampliação da gratuidade na conta de luz e da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas