Brasil
02/10/2025
A Polícia Federal (PF) investigou uma tentativa de fraude contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após pedido para transferir sua aposentadoria de anistiado político, no valor de R$ 12,5 mil, para a conta de um morador do Pará.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) bloqueou a transação, evitando qualquer dano ao chefe do Executivo.
Segundo documentos analisados pela CPMI do INSS no Congresso, o perfil de Lula na plataforma “Meu INSS” chegou a ser acessado remotamente, o que acendeu um alerta de segurança.
O caso foi informado à PF em março de 2023 e gerou pedido de informações sobre possíveis atendimentos presenciais e imagens de câmeras internas.
As investigações, porém, foram arquivadas após parecer do Ministério Público Federal (MPF), que concluiu não haver provas de autoria.
O relatório apontou que o dono da conta indicada negou participação e pode ter sido alvo de outro golpe.
Até o momento, a Presidência não comentou o episódio.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas