Política
23/12/2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou hoje (23) um decreto que reconhece a cultura gospel como manifestação da cultura nacional e estabelece diretrizes para sua valorização.
A norma foi anunciada em cerimônia no Palácio do Planalto, com lideranças evangélicas e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
O texto prevê que políticas públicas de cultura passem a contemplar a música gospel e outras expressões ligadas à fé cristã, como dança, teatro, artes visuais e literatura religiosa.
Entre as diretrizes estão incentivo à criação e preservação, formação de agentes culturais, articulação entre entes federativos e circulação de obras e artistas, além de ações de preservação de acervos.
Segundo Lula, o decreto busca corrigir uma lacuna nas políticas culturais. “A cultura gospel não tinha o reconhecimento formal no âmbito da política cultural”, afirmou o presidente, ao dizer que a medida reforça o compromisso do Estado com a liberdade religiosa e o diálogo.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas